quinta-feira, 17 de junho de 2010

Programa Saúde na Escola. Parceria que deu certo!

Está acontecendo em treze Escolas Municipais o Programa Saúde na Escola, que foi elaborado numa parceria da Secretaria Municipal de Educação (com Milena Costa, da Subsecretaria da Cidade Educadora) e a Secretaria Municipal de Saúde (com Gilson Luiz de Andrade e Márcia Antônio, ambos da Subsecretaria de Atenção Básica) . Neste programa dois agentes comunitários de cada Unidade de Saúde da Família foram convidados a participarem de capacitações para desenvolverem o trabalho na Escola Municipal mais próxima à USF.
As capacitações dos agentes começaram em novembro de 2009 e continuam ocorrendo uma vez por mês, para que eles possam levar informações de qualidade nos encontros que ocorrem com alunos e pais.
Os encontros são realizados, na maioria das Escolas participantes, no contra-turno, com um grupo de alunos autorizados pelos pais. A cada três encontros semanais com os alunos, há um quarto encontro para qual os responsáveis também são convidados.
Foram selecionados quatro temas principais para serem abordados: SEXUALIDADE (gravidez na adolescência, DST/Aids, métodos contraceptivos, planejamento familiar, prevenção à pedofilia, música e sexualidade), ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (Saúde bucal, alimentação alternativa, cuidados com medicamentos, vigilância sanitária, grupos de alimentos), CULTURA DE PAZ (Cidadania, tipos de violência, território de paz, prevenção às drogas) e GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (respeito a todas as formas de vida, zoonoses, animais seres sencientes)
Cada um dos quatro temas principais é abordado durante dois meses: nos meses de março e abril foi sexualidade, maio e junho estão sendo alimentação saudável, agosto e setembro serão cultura de paz e outubro e novembro com guarda responsável de animais domésticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário